Netpoints

Netpoints dobra a produtividade e amplia seu portfólio de produtos com Tableau


Aumento do impacto nos negócios dos parceiros

Redução de 50% do tempo de criação de painéis

Automatização de processos manuais reduzindo erros

Com mais de 1500 parceiros em todos os segmentos do varejo, a Netpoints é o maior programa de fidelidade do Estado de São Paulo, um programa que além de oferecer recompensas de troca de prêmios aos clientes, desenvolve perfis de compra completos que ajudam seus parceiros a entenderem melhor seus shoppers. Saiba como a Netpoints dobrou a produtividade da sua área de BI com a implementação do Tableau, que revolucionou a coleta de dados, automatizou o processamento de relatórios e ajudou a Netpoints a aumentar a percepção de valor dos seus relatórios e expandir seu portfólio de produtos.

O processo de criação de dashboards para os relatórios diminuiu de semanas para dias, dobrando a produtividade da área de BI.

Empoderando o crescimento dos parceiros

Com mais de 14 milhões de clientes espalhados por todo o Brasil, a Netpoints é um programa de fidelidade com foco na estratégia de negócios de seus parceiros, varejistas dos mais diversos segmentos como moda, farmácia, construção civil, supermercados e etc. O programa de fidelidade da Netpoints, além de entregar o benefício do acúmulo de pontos e ganho de recompensas ao usuário final, oferece aos parceiros um entendimento completo de seus shoppers por meio de perfis sociodemográficos e comportamentais.

Em 2014 a equipe de BI da Netpoints detectou uma oportunidade de expandir seus negócios ao perceber que seus relatórios de inteligência analítica poderiam ser usados de forma estratégica pelos parceiros ajudando-os a entender o comportamento de compras de seus clientes de forma mais profunda e visual. Para isso seria necessário repensar o formato das entregas e torná-las mais visuais.

Surgiu então a ideia de criar um portal analítico para acompanhar a evolução dos números gerados pelo mapeamento, entregando um panorama dinâmico do impacto dos programas de fidelidade nos resultados. Para viabilizar este projeto, era necessário inovar na apuração das informações coletadas e repensar a forma como os relatórios eram gerados e analisados. O Tableau Desktop foi a ferramenta escolhida para transformar este projeto em realidade.

O ganho foi além da produtividade. Depois do Tableau, a Netpoints criou uma cultura de dados e, hoje, as decisões são baseadas em informações mensuráveis. Hoje oferecemos serviços que, há três anos, não imaginávamos serem possíveis.

Relatórios de milhões de clientes disponíveis em poucos dias ao invés de semanas

Antes da implantação do Tableau a elaboração de relatórios exigia uma série de análises manuais de banco de dados para a construção dos demonstrativos. Essas análises, além de consumirem semanas de trabalho da equipe, abriam possibilidades de erros. Automatizar a criação dos relatórios, mitigando riscos e agilizando a entrega dos resultados foi um dos primeiros ganhos alcançados com o Tableau, uma única fonte de informações que concentra todos os dados dos milhões de clientes da Netpoints, e permite que esses dados sejam visualizados e customizados de maneira fácil e rápida.

A implantação da ferramenta foi simples: o software da Tableau foi o mais eficiente em termos de aprendizado, o que encurtou o tempo de transição: “Em uma semana, a Netpoints realizou a instalação, os testes e deu início à utilização do Tableau. Hoje, o sistema é utilizado em diversas áreas, sobretudo business intelligence e analytics”, diz Gustavo Ferreira, gerente de Business Intelligence da Netpoints. “O processo de criação de dashboards para os relatórios diminuiu de semanas para dias, dobrando a produtividade da área de BI”, acrescenta.

Mapa de calor das lojas gera aumento de vendas e melhora a margem de lucros

A adoção do Tableau melhorou a gestão de performance da companhia e eliminou a divergência de informações entre as áreas. “O ganho foi além da produtividade. Depois do Tableau, a Netpoints criou uma cultura de dados e, hoje, as decisões são baseadas em informações mensuráveis. Hoje oferecemos serviços que, há três anos, não imaginávamos serem possíveis”, relata Ferreira.

O caso mais recente de sucesso da Netpoints foi o Mapa de Calor, desenvolvido graças a ampliação da capacidade analítica atingida com o Tableau. O Mapa de Calor é um dashboard que mapeia as plantas das lojas dos parceiros detalhadamente, gôndola por gôndola, e identifica as seções e áreas das lojas com maior concentração de produtos vendidos e também maior concentração de faturamento.

Essa análise também pode ser feita de acordo com o perfil do comprador, filtrando por faixa etária e sexo, por exemplo. Com estes estudos, já há alguns casos de varejistas parceiros da Netpoints que modificaram o layout da loja, redistribuindo suas seções para gerar maior faturamento. Isso sem falar na possibilidade de fazer pequenos ajustes no portfólio de produtos para aumentar as vendas ou melhorar a rentabilidade.