A Tableau ajuda as pessoas a ver e a entender seus dados
Uma missão que importa
Ajudamos as pessoas a ver e a entender seus dados. Dez palavras que orientam tudo o que fazemos. E elas nunca foram tão importantes.
Em 2020, o mundo vai gerar 50 vezes o volume de dados visto em 2011 e 75 vezes o número de fontes de informação (IDC, 2011). Esses dados carregam dentro deles oportunidades enormes para o progresso humano. Mas, para transformar essas oportunidades em realidade, as pessoas precisam ter o poder dos dados em suas mãos. É para oferecer exatamente isso que a Tableau desenvolve softwares.
Nossos produtos estão transformando a forma como as pessoas usam os dados para resolver problemas. Tornamos a análise de dados rápida e fácil, bonita e útil. Nossos softwares são para todos.
Nós somos a Tableau Software.
Chris Stolte
Cofundador e consultor técnico
O catalisador?
Um projeto do Departamento de Defesa dos EUA (DOD) visava aumentar a capacidade das pessoas para analisar informações. Trazido para o departamento de ciências da computação da Universidade de Stanford, o projeto decolou com Chris Stolte. Stolte, na época um doutorando, estava pesquisando técnicas de visualização para explorar e analisar bancos de dados relacionais e cubos de dados. Sua carreira precoce como programador de bancos de dados o ajudou a detectar os problemas das ferramentas de análise de dados existentes. Ele estava em busca de um projeto capaz de mudar o mundo, e o encontrou.
Sempre que eu ajudava as pessoas a acessar diretamente os dados, elas ficavam perplexas e agradecidas. Nunca me esqueci disso.
Pat Hanrahan
Pat Hanrahan, cientista chefe e cofundador da Tableau
A mente por trás da Pixar
O professor Pat Hanrahan, orientador do doutorado de Stolte, também percebeu que este era um projeto que poderia mudar o mundo. Membro fundador da Pixar e arquiteto chefe da RenderMan, Pat já havia revolucionado o mundo dos filmes de animação.
Criamos imagens que respondem a perguntas, mas fazemos isso para empresas que desejam entender seus dados.
Chris, Pat e uma equipe de doutores da Universidade de Stanford perceberam que a computação gráfica poderia gerar grandes avanços na capacidade das pessoas compreenderem os dados. O grande salto ocorreu quando eles reuniram duas disciplinas de ciência da computação pela primeira vez: computação gráfica e bancos de dados. A invenção deles, o VizQL™, permite que as pessoas analisem dados simplesmente arrastando e soltando imagens do que elas querem ver.
Christian Chabot
Cofundador e diretor
“Eu vejo o futuro”
“Eu vejo o futuro”, foi a reação de Christian Chabot ao ver o que eles tinham inventado. Chabot havia passado anos analisando dados antes de estudar negócios na Stanford Business School. Juntos, Christian, Chris e Pat abriram uma empresa e saíram da Stanford em 2003. Com Christian como CEO, a Tableau encadeou rapidamente uma série de sucessos: primeiros clientes, diversos prêmios, expansão internacional, o primeiro milhão em receita, várias novas invenções. A Tableau está revolucionando a análise de negócios. E esse é apenas o começo.
Nós nos tornamos uma força democratizadora em uma das áreas de necessidade mais importantes do mundo.
VizQL™
Naturalmente visual, simplesmente mais rápido
O VizQL é uma linguagem visual de consultas que traduz as ações de arrastar e soltar em consultas de dados e, então, expressa esses dados visualmente. O VizQL proporciona ganhos significativos na capacidade das pessoas verem e entenderem os dados ao abstrair as complexidades subjacentes de consulta e análise. O resultado é uma experiência de usuário intuitiva, que permite que as pessoas respondam às perguntas no instante em que elas lhes vêm à cabeça. Acreditamos que o VizQL representa um avanço fundamental na área de análise e visualização de dados.
Não somos os únicos a achar isso. Jim Gray, vencedor do Turing Award e uma figura lendária do setor de banco de dados, escreveu sobre o VizQL no seguinte artigo: “Se você já se sentiu frustrado por não conseguir criar um gráfico realmente útil usando uma planilha simples, saberá reconhecer o valor de um sistema que permite aos usuários criar, de forma simples e interativa, gráficos incríveis usando grandes conjuntos de dados multidimensionais.” Esse elogio vem de uma das maiores mentes da ciência da computação.
Processador de consultas em tempo real
Os dados em suas mãos
O processador de consultas em tempo real do Tableau é a primeira tecnologia que permite que as pessoas consultem bancos de dados, cubos, warehouses, fontes na nuvem, e mesmo o Hadoop de forma nativa, sem qualquer programação ou desenvolvimento avançado. Ele permite que as pessoas consultem diversas fontes de dados com uma interface do tipo apontar-e-clicar ao alcance de todos.
O usuário pode se conectar a dados de qualquer tamanho com poucos cliques, bem como acrescentar camadas adicionais de fontes de dados instantaneamente. A conexão e a combinação de dados são fáceis o bastante até mesmo para pessoas sem experiência com bancos de dados.
Processador de dados na memória
Velocidade incrível
Quando fontes de dados são lentas ou simplesmente inadequadas para o trabalho, o processador de dados do Tableau é a resposta. Ele é um inovador banco de dados de análise na memória, desenvolvido para superar as limitações dos bancos de dados e silos de dados existentes. Capaz de ser executado em computadores comuns, ele aproveita toda a hierarquia de memória, do disco ao cache L1. Ele faz a ponte entre Big Data e análise rápida. E coloca esse poder nas mãos de qualquer pessoa.
Libertar os dados
Na análise de dados, acreditamos que o mais importante deveria ser fazer perguntas, não aprender a usar o software. Desenvolvemos produtos inspiradores e fáceis de usar, que ajudam as pessoas a realizar grandes feitos com os dados. Dessa forma, os dados podem alcançar seu maior potencial e causar um impacto positivo no mundo.
Os dados anseiam por liberdade, por contar suas histórias para todos aqueles interessados em suas revelações. Descobrir e compartilhar essas histórias deveria ser fácil. Mas não é. Por quê? Muitos softwares que pretendem ajudar as pessoas a acessar e compreender os dados são complexos demais. Por muito tempo, os dados ficaram presos atrás de scripts, assistentes e códigos.
Isso mudou. Hoje, as pessoas podem escolher outro caminho. Junte-se à nossa causa e ajude-nos a libertar os dados e disponibilizá-los para todos.
Dar poder às pessoas
Quando uma empresa oferece às pessoas ferramentas de análise de autoatendimento, elas se sentem diferentes. Respeitadas. Capazes. Poderosas. Elas começam a fazer sua organização avançar de formas inimagináveis. Expressam todo o talento e criatividade que possuem.
Infelizmente, a maioria dos produtos de análises de negócios é desenvolvida para centralizar e controlar dados, e não para democratizá-los. Consequentemente, na maioria das empresas as pessoas dependem de especialistas para responder a perguntas básicas. Precisam navegar por planilhas tortuosas, dignas de uma ilustração de Escher, para contornar sistemas empresariais inflexíveis. Ou então, têm sua vida dificultada por plataformas de business intelligence de âmbito empresarial que passam mais tempo sendo desenvolvidas do que ajudando quem quer que seja.
Nesse tipo de abordagem, as pessoas não têm poder algum. Dar poder às pessoas é oferecer a elas a capacidade de agir, pensar e apresentar resultados por conta própria.
O Tableau Desktop é uma ferramenta intuitiva, de arrastar e soltar, que permite a você ver todas as mudanças durante o processo. Assista ao vídeo.
Criar para as pessoas
Desenvolvemos nossos produtos com foco nas pessoas. Pessoas que trabalham para grandes e pequenas empresas, servindo ao governo ou montando organizações sem fins lucrativos. Blogueiros. Estudantes. Qualquer pessoa. Todos.
Nossos produtos são desenvolvidos da estaca zero, assim, podemos colocar o usuário em primeiro lugar e todo o restante em segundo. Estamos rompendo com o passado e adotando uma nova e revolucionária abordagem para a análise. A criação de produtos está no cerne de tudo o que fazemos.
O resultado até agora? As pessoas em todos os setores adoram o Tableau. Porque, com ele, ver é entender.
Um tipo diferente de empresa
Não podemos mudar o mundo se adotarmos o comportamento corporativo padrão. Por isso, somos diferentes.
Temos uma missão
Acreditamos que ajudar as pessoas a ver e a entender os dados é uma das missões mais importantes do século XXI. Temos orgulho de vestir o manto de “geeks dos dados”.
Usamos nossos produtos
“Usamos nossos produtos” é um valor essencial da empresa. Não estamos apenas ouvindo as necessidades dos nossos clientes. Elas fazem parte do nosso dia a dia. Nunca deixaremos de ouvir nossos clientes, nem de ver o mundo pelo ponto de vista deles.
Os dados orientam nossas decisões
Colocamos os dados em ação. Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) analisa bilhões de registros em log de nossos produtos para aprimorá-los. Nossa equipe de RH estuda nossas tendências de contratação para otimizar as instalações pensando no crescimento e no conforto dos funcionários. Nossa equipe de suporte acompanha os casos de clientes para solucionar rapidamente os problemas que surgirem.
- Unindo computação gráfica e bancos de dados
- Princípios da compreensão visual
- O ciclo da análise visual
Unindo computação gráfica e bancos de dados
O VizQL, nossa tecnologia principal, não é apenas uma unificação revolucionária entre a computação gráfica e os bancos de dados. Ele também é um exemplo de como aplicar práticas recomendadas para a compreensão humana. As ações de arrastar e soltar se tornam consultas a bancos de dados que geram automaticamente belas visualizações.
Essa arquitetura essencialmente nova faz para as interações com dados em formato visual o que o SQL fez para as interações como dados em formato de texto. As declarações do VizQL descrevem uma classe inesgotável de visualizações úteis e sofisticadas. Ele oferece uma interface de usuário única para responder a uma gama infinita de perguntas
Leia o artigo de apresentação do VizQL, “Polaris: A System for Query, Analysis, and Visualization of Multidimensional Databases” (Polaris: um sistema para consulta, análise e visualização de bancos de dados multidimensionais)
Baixar o artigo
Princípios da compreensão visual
Fatores perceptivos e cognitivos são o que orientam o desenvolvimento de nossos produtos. Nós discutimos a fundo todos os aspectos da análise visual, até os mínimos detalhes.
Quando estávamos trabalhando na seleção de cor, contratamos um dos maiores especialistas em percepção de cores do mundo para criar a paleta de cores do Tableau. Para codificar como as formas são representadas, estudamos a compreensão das formas pelas pessoas quando elas se sobrepõem. Desenvolvemos nossos próprios mapas personalizados, porque os mapas on-line comuns são feitos para fornecer direções, não para a análise de dados.
Por que todo esse esforço? Porque uma boa representação visual dos dados é capaz de despertar as melhores ideias. Uma história se desenrola conforme as pessoas navegam de um resumo visual para outro. A análise visual cria a experiência exploratória necessária para que pessoas comuns respondam a suas perguntas com rapidez.
Leia sobre análise visual no artigo de nossos líderes de desenvolvimento Chris Stolte, Pat Hanrahan e Jock Mackinlay, “Visual Analysis for Everyone” (Análise visual para todos)
Baixar whitepaper
O ciclo da análise visual
Nós estudamos como as pessoas fazem perguntas, analisam dados para obter respostas e como fazem sua próxima pergunta. Chamamos isso de “ciclo de análise visual”: um processo não linear e iterativo em que as pessoas fazem perguntas, exploram dados, criam imagens e descobrem novas perguntas para serem feitas.
O processo raramente é consecutivo. Uma exibição específica de dados normalmente gera mais perguntas. Ela pode sugerir a necessidade de mais dados. Uma informação obtida pode sugerir uma nova tarefa. A necessidade de comunicar uma descoberta pode exigir uma nova visualização.
Nossos produtos são desenvolvidos para fornecer suporte ao ciclo de análise visual. E para guiar as pessoas durante esse processo. Nossa tecnologia patenteada Mostre-me™ recomenda a melhor forma de visualizar dados. Com base em modelos heurísticos obtidos por meio de anos de pesquisas comprovadas, o Tableau define o tipo correto de visualização baseado nos tipos de dados e problemas em mãos.
Nós sabemos que pensar com dados é difícil. Nossa meta é ajudar as pessoas a responder suas perguntas no instante em que elas lhes vêm à cabeça.
Saiba mais sobre a tecnologia patenteada “Mostre-me” da Tableau no artigo técnico de Jock Mackinlay.
Baixar whitepaper
Ajudar pessoas a responder
às suas perguntas
Acreditamos no triunfo dos fatos. Um conjunto de dados é uma coleção de fatos, e os fatos são a base do progresso humano. Veja em primeira mão como os nossos clientes estão usando o Tableau para aproveitar o poder dos dados.
Estimulando um ambiente colaborativo e deixando os funcionários mais felizes
Ambientes de trabalho melhores significam funcionários mais felizes, capazes de expressar seu talento e criatividade ao máximo.
Nossa meta é libertar a curiosidade natural e a energia criativa que existe dentro das pessoas, estejam elas onde estiverem. Essa energia é muitas vezes reprimida pela falta de uma válvula de escape adequada.
Marchex
Transformando dados de 500 milhões de chamadas por ano em informações sobre publicidade móvel
HotelQuickly
Compartilhando histórias de dados desde a diretoria até os tomadores de decisões comerciais em uma startup do setor de hotelaria
Usando dados para fazer a diferença no mundo.
Todos os dias há milhões de oportunidades para melhorar as vidas das pessoas usando melhor os dados. Pesquisas médicas, padrões de ensino, eficiência industrial, atendimento aos pacientes, gasto eficiente de recursos do governo – as oportunidades são infinitas.
United Way of the Bay Area
Reduzindo a pobreza e conservando recursos sem fins lucrativos com o Tableau Online
Distrito de escolas públicas de Hattiesburg
Ajudando os educadores a realmente conhecer os alunos